O Ranking do Saneamento 2025, elaborado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados, aponta Santarém (PA) como a cidade com o pior desempenho entre os 100 maiores municípios brasileiros em saneamento básico. A cidade, conhecida por seu cenário paradisíaco com praias fluviais, teve nota geral zero e ocupa a 100ª posição da lista.
Além de Santarém, outras cidades da Amazônia Legal aparecem entre as últimas colocações: Porto Velho (RO), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Belém (PA) e Ananindeua (PA) figuram entre as 10 piores. A região concentra 29 dos 50 municípios com pior desempenho.
Os dados mostram a situação crítica dos serviços na região Norte. Santarém, por exemplo, apresenta apenas 48,49% de cobertura de abastecimento de água e míseros 3,77% de coleta de esgoto. O tratamento de esgoto cobre apenas 8,61% da população, segundo os dados do SINISA 2023.
Belém, capital do Pará e sede da COP30, também está entre os últimos colocados, ocupando a 95ª posição. Com população superior a 1,3 milhão, a cidade possui 94,62% de abastecimento de água, mas apenas 19,34% de coleta de esgoto e 27,51% de tratamento.
Vida que segue...
Siga o blog pelo insta professor_aldery
Nenhum comentário:
Postar um comentário