Nesta semana, na retomada das atividades da SEMED, Leal, como é conhecido, em feito inédito, concedeu breve entrevista para um consórcio de blogs de nossa cidade formado pelo Canal 2N, Sol do Carajás e Blog do Alderi, na qual fez uma avaliação de seu primeiro ano à frente da Secretaria e das perspectivas para o ano que está se iniciando.
2N/SC/BA: Secretário, como o senhor avalia seu primeiro ano à frente da SEMED? Quais foram suas maiores dificuldades? E o que o senhor destacaria como principais êxitos?
Leal: Foi um ano muito difícil, mas de muito aprendizado. Encontrei uma SEMED travada, processos licitatórios atrasados e alguns setores engessados. Devido ao contexto pandêmico, tivemos que continuar com as aulas remotas. Como conhecia a Secretaria, e toda a equipe, foi necessário a criação de alguns departamentos sem precisar contratar pessoas: apenas mexer nas peças do “xadrez”. Assim, surgiu o Departamento de Planejamento e Gestão para dar apoio ao Gabinete da Secretaria; ampliei o Departamento de Informática, que se dedicava apenas à manutenção e passou a ser de Informática e Tecnologia Educacional; também promovemos a reestruturação do DEVAS (Departamento de Valorização do Servidor/SEMED) e a criação do Departamento de Infraestrutura Escolar.
Ainda destaco o diagnóstico (pedagógico, administrativo e de infraestrutura) que fizemos na rede em parceria com o Itaú Social e o Plano Estratégico para quadriênio de 2021 a 2024; a implantação de uma plataforma digital de apoio aos professores; o Programa Notebook do professor, com 5 messes de internet. Tudo isso contribuiu com os resultados, que foram mais 200 medalhas em diversas olimpíadas brasileira (OBMEP, Astronomia, Astronáutica, entre outras); e diversos alunos classificados para olimpíadas internacionais.
2N/SC/BA: Secretário, o prefeito Darci Lermen (MDB) acaba de anunciar a implementação do programa de educação integral em Parauapebas, iniciando com três escolas. O senhor poderia nos esclarecer o porquê destas unidades? Há perspectiva da extensão do programa para as demais escolas num curto prazo?
Leal: A escola de tempo integral é um sonho antigo do nosso prefeito; além disso, está previsto no Plano Municipal de Educação (PME). Quando assumi, criei um grupo de trabalho em parceria com a Secretária de Governo (SEGOV), visitamos escolas em Recife; e a equipe de infraestrutura, em visita a todas as escolas da rede, escolhemos as escolas: Crescendo na Pratica (Palmares II), João Evangelista (Palmares I) e Paulo Fonteles (Rio Verde) para a implantação.
É um marco histórico por ser uma metodologia diferente: mais tempo na escola, professores exclusivos para se dedicar à aprendizagem dos alunos e valorizar o protagonismo juvenil. Inicialmente, atenderemos alunos dos ciclos finais (sexto ao nono ano) e, posteriormente, ampliaremos o projeto para as demais modalidades.
2N/SC/BA: Secretário, estamos retornando as atividades escolares regulares num momento de recrudescimento da pandemia. Como a SEMED se preparou para este retorno? Quais medidas foram adotadas para proteção de professores/as, estudantes e dos demais auxiliares?
Leal: A Comissão de Biossegurança, que avalia o cenário e as ações, nos orientou a continuar com os protocolos de biossegurança (uso de máscaras, álcool em gel, aferidor de temperatura e distanciamento, etc.) e a manter a boa parceria com a equipe de saúde presente nas escolas e a incentivarmos o uso da vacina.
2N/SC/BA: Secretário, nesta semana está se realizado a Jornada Pedagógica municipal. O senhor poderia fazer uma avaliação da mesma, destacando pontos relevantes para a melhoria da educação em Parauapebas?
Leal: O início do ano letivo na rede municipal de ensino de Parauapebas é oficializado pela Jornada Pedagógica. Um evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que envolve todos os mais de dois mil educadores da rede.
Nesta edição, o tema da Jornada foi “Metodologias Ativas na Perspectiva da Inclusão, Equidade e Qualidade”, visando ampliar os saberes e definir as diretrizes e metas dos processos de ensino e aprendizagem a serem alcançadas no decorrer do ano letivo de 2022, além de propiciar momentos de acolhida, interação artística e cultural para todos os educadores, fomentando a criatividade e o protagonismo para a transformação da sociedade. Devido ao cenário, o evento aconteceu de forma online e presencial e superou nossas expectativas pois, a participação foi muito positiva e tenho certeza que vai ser impactante em nosso trabalho durante o ano.
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