Para driblar a alta dos preços dos alimentos e bebidas, o brasileiro tem ajustado seus hábitos de compra: vai mais vezes ao mercado, leva carrinhos menores, escolhe embalagens menos volumosas e busca promoções.
Esses comportamentos foram observados ao longo dos três primeiros meses deste ano, período em que os preços de alimentação e bebidas pressionavam mais a inflação, apesar da recente desaceleração registrada em abril — quando a alta caiu para 0,82%, abaixo dos 1,17% de março. Por ser o grupo de maior peso no IPCA, o impacto desses preços, no entanto, segue relevante, segundo o IBGE. É nesse cenário que a pesquisa Consumer Insights da Kantar analisa o comportamento do consumidor.
O primeiro trimestre de 2025 mostrou um consumidor mais cauteloso. Na comparação com igual período do ano passado, o brasileiro potencializou a tendência de mais viagens e carrinhos menores frente ao aumento de preço. As idas aos pontos de venda tiveram um incremento de 11,1%, assim como em unidades compradas, aumento de 3,1%, mas com um volume quase inalterado, de 0,1%.
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