Tarifaço de Trump contra o Brasil é “uma piada”, diz governador da Califórnia

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse na última terça-feira, 11, que o tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil é uma “piada e uma abominação”. Ele falou com jornalistas depois de participar da COP30, cúpula das Nações Unidas para mudança climática, na capital paraense. 

Newsom chamou as tarifas contra o Brasil de “tarifas Bolsonaro” e não confirmou se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Brasil.

“Eu tenho sido bem claro. Estas tarifas sobre o seu país são uma piada. São uma abominação. Quero dizer, as tarifas de Bolsonaro. Vamos apenas estabelecer o que elas são. Nós temos um superávit comercial com vocês. É absurdo. São tarifas ilegais”, disse.

A tarifa adicional de 40% foi imposta sobre produtos brasileiros foi justificada, a princípio, majoritariamente por motivos políticos, incluindo o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Vida que segue...


Siga o blog pelo insta professor_aldery


Endividados recorrem à venda de cotas de consórcio, mostra estudo

Mais brasileiros têm recorrido à venda de cotas de consórcio para aliviar dívidas. É o que revela um levantamento da Concash, plataforma especializada em compra e venda de cotas controlada pelo BTG Pactual.

Feita a partir de dados internos da empresa, a pesquisa aponta que, entre os que venderam suas cotas, 39% utilizaram o valor para quitar débitos, enquanto outros 17% pretendem reinvestir em outro bem ou serviço.

O estudo mostra ainda que 32% dos entrevistados consideraram vender suas cotas por falta de condições de pagar as parcelas, e 18% por necessidade de dinheiro rápido.

Apesar disso, o consórcio mantém prestígio: 72% dos participantes afirmam que ele continua sendo um bom investimento, sobretudo por permitir planejamento financeiro e custos menores do que um financiamento tradicional.

Fundada em 2020 e comprada pelo banco de André Esteves em 2023, a Concash já comprou mais de R$ 700 milhões em recebíveis no mercado secundário de cotas, de 50 mil clientes em todo o país.


Siga o blog pelo insta professor_aldery

Centrão racha por apoio a Lula em 2026

O centrão, quanto mais perto chega das eleições, mais ferve. André Fufuca (PP-MA), ministro dos Esportes, e Celso Sabino (União Brasil-PA), ministro do Turismo, afirmam que estão com Lula, enquanto seus partidos romperam com o governo.

Os atuais ministros, que hoje são deputados, pleiteiam vagas no Senado, e sabem da importância do apoio do presidente para isso.

Com isso o centrão racha em apoio a Lula.

Vida que segue...


Siga o blog pelo insta professor_aldery  

Frase do Dia

"É momento de impor uma nova derrota aos negacionistas" climáticos, em crítica a líderes globais que rejeitam a agenda ambiental. Lula discursou durante a abertura da COP30 em Belém, Pará.


Siga o blog pelo insta professor_aldery

Cesta básica tem menor preço em cidades do Norte e Nordeste

O preço da cesta básica caiu em Belém, sede da COP30, e em outras duas capitais brasileiras em outubro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Na capital paraense, a redução foi de 1,27% em relação a setembro, puxada pelas quedas nos preços do arroz agulhinha (-9,42%), do açúcar cristal (-8,91%) e do tomate (-7,36%). Dos 12 produtos que compõem a cesta básica, seis apresentaram recuo.

De acordo com a pesquisa, Recife e Manaus também registraram baixas, com sete produtos apresentando preços menores em ambas as cidades.

Entre as capitais pesquisadas, os menores valores médios da cesta foram observados em Aracaju (R$ 550,18), Maceió (R$ 592,25), Salvador (R$ 606,39) e Recife (R$ 608,03) — todas no Nordeste. Já São Paulo teve o maior custo (R$ 847,14), seguido por Florianópolis (R$ 824,57), Porto Alegre (R$ 823,57) e Rio de Janeiro (R$ 801,37), onde a composição da cesta é diferente.


Siga o blog pelo insta professor_aldery



Renda dos 20% mais pobres dobraria se Brasil crescesse na média dos emergentes

A renda dos 20% mais pobres do Brasil poderia ter passado de R$ 275 para R$ 607 caso o Brasil tivesse crescido na média dos países emergentes, aponta um estudo feito por Daniel Duque, gerente da Inteligência Técnica do Centro de Liderança Pública (CLP). 

Embora o Brasil tenha diminuído a pobreza nas últimas três décadas, foi preciso elevar a carga tributária para financiar as políticas de proteção social – o que trava o desenvolvimento econômico e a inovação. 

O impacto mensurado foi de um aumento de 10 pontos do Produto Interno Bruto (PIB), somando-se as políticas públicas de todas as esferas – municipal, estadual e federal.

“Nos últimos trinta anos, o Brasil ficou para trás no ranking de desenvolvimento econômico em vários grupos. Estamos atrás dos países desenvolvidos, da média mundial e dos países emergentes. Em grande parte pelo aumento da carga tributária”, afirma Daniel Duque.

A pobreza extrema no Brasil caiu de níveis próximos a 30% em 1992 para pouco abaixo de 5% nos últimos anos, enquanto a pobreza intermediária, que estava acima de 40% da população, reduziu para cerca de 7%.



Siga o blog pelo insta professor_aldery


Metade das cidades brasileiras não tem estrutura para política de combate à fome, aponta IBGE

Praticamente metade das prefeituras brasileiras (49%) não possuía, em 2024, uma estrutura organizacional dedicada às políticas de segurança alimentar e nutricional, segundo a Pesquisa de Informações Básicas Estaduais e Municipais, divulgada na última sexta-feira, 7 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso significa que quase metade dos municípios não conta com um órgão público específico voltado ao enfrentamento da fome.

A pesquisa também mostra que 51% dos municípios declararam ter conselhos de segurança alimentar e nutricional — espaços de diálogo entre governo e sociedade civil. Apesar de ser a maioria, o dado revela que ainda há carência na participação social em políticas de combate à fome.

Entre os 5.544 municípios que prestaram informações ao IBGE, 2.826 disseram possuir estruturas formais, como secretarias ou departamentos dedicados ao tema. Embora o percentual atual seja próximo de 50%, ele representa avanço em relação a 2018, quando apenas 36,6% dos municípios declaravam ter tais órgãos.

A gerente da pesquisa, Vania Maria Pacheco, avalia que o crescimento, mesmo modesto, é positivo.



Siga o blog pelo insta professor_aldery


Nikolas Ferreira o deputado que desafia Lula e é cobiçado pela direita

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) frequentemente desafia o presidente Lula e o governo em suas declarações e ações políticas, sendo uma figura proeminente e, por isso, cobiçado pela direita como um potencial líder futuro. 

Nikolas Ferreira é um forte opositor do governo Lula e do Partido dos Trabalhadores (PT), criticando publicamente suas políticas econômicas, planos de governo e narrativas.

Devido à sua popularidade nas redes sociais e postura combativa, Nikolas é visto por alguns articuladores da oposição como um nome com "tamanho suficiente" para, inclusive, enfrentar Lula em uma disputa presidencial futura, possivelmente já em 2026, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro permaneça inelegível. 

Esses fatores solidificam a imagem de Nikolas Ferreira como uma figura de destaque e em ascensão no campo da direita brasileira, que busca nele uma liderança capaz de fazer oposição direta ao atual governo. 


Siga o blog pelo insta professor_aldery

Lula se pronuncia sobre o tornado que atingiu cidade no Paraná e expressa condolências as vítimas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou solidariedade neste sábado (8), às vítimas do tornado que atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, deixando seis mortos e mais de 430 feridos. O chefe do Executivo destacou que uma equipe liderada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, já está se deslocando para a região.

 Ainda de acordo com o presidente, técnicos da Defesa Civil Nacional especializados em ajuda humanitária e reconstrução também estão a caminho da região atingida e profissionais da Força Nacional do SUS vão prestar auxílio à população. "Seguiremos apoiando a população paranaense. E prestando todo o auxílio que for necessário".


Siga o blog pelo insta professor_aldery 


Cabrobó _ Prefeito e vice são cassados

E agora, José? A festa acabou. A luz apagou. O povo sumiu. A noite esfriou. E agora, José? E agora, você?

O juiz eleitoral da 77ª Zona Eleitoral, Felipe Lothar Brenner cassou o mandato do pior prefeito e vice do sertão pernambucano. A chapa formada pelo Galego Petrobras e Georgia Fernanda  praticou abusou de poder econômico nas eleições de 2026.   

Em um dos trecho que o blogger teve acesso diz: “Os réus promoveram a distribuição indiscriminada de combustíveis em favor de eleitores, com nítida finalidade eleitoral e inclusive se utilizando de espaços públicos (Escola Municipal). Asseverou, ainda, que “o atual gestor do Município de Cabrobó excedeu em 155% o número de cargos comissionados e em 18,39% as contratações por excepcional interesse público, configurando um desvio de finalidade e violando os limites impostos pela legislação eleitoral”.

A decisão do juiz determina a cassação dos diplomas da dupla de piores gestores do sertão pernambucano, além da inelegibilidade por 8 anos. Lembrando que a decisão cabe recursos, infelizmente eles continuam no cargo até julgamento no TRE-PE.

Vida que segue...



Siga o blog pelo insta professor_aldery

Brasil precisa de ajuste rápido com corte de gastos para evitar “erro grego”

Solange Srour, head de macroeconomia para o Brasil no UBS Global Wealth Management (Foto: Estúdio Sampaulo/XP)
O UBS avalia que o Brasil não tem espaço para um ajuste fiscal gradual e defende um programa rápido e consistente de redução de despesas permanentes. O argumento é de que um ajuste baseado em aumento de receitas seria ineficaz para estabilizar a dívida pública e recuperar a confiança dos investidores. 

“A carga tributária já está na máxima histórica, a economia opera sem capacidade ociosa e os juros estão bastante elevados em termos reais”, diz relatório assinado pelas economistas Solange Srour e Débora Nogueira. O UBS considera que, diante dessas condições, “a aposta em um ajuste gradual é inviável”.

O banco cita estudos do economista Alberto Alesina para reforçar que consolidações fiscais lentas e centradas em aumento de impostos tendem a fracassar, prolongando a incerteza e desestimulando o investimento. Em contraste, cortes significativos de gastos podem melhorar expectativas e acelerar a retomada do crescimento.

Outro argumento está na experiência internacional. Casos como os de Canadá, Suécia e Irlanda mostraram que ajustes rápidos e focados em redução de despesas ajudaram a recuperar a confiança e reduzir o risco soberano. Já países que optaram por elevar tributos, como Grécia, Itália e França, enfrentaram recessões prolongadas e aumento da dívida.

Para o Brasil, o UBS defende que o “choque de credibilidade” deve vir do lado das despesas. o banco sugere rever regras que tornam o gasto público automaticamente crescente, como a indexação do salário mínimo ao PIB, além de redesenhar benefícios como BPC, auxílio-doença, seguro-desemprego e abono salarial. O relatório também propõe limitar subsídios e renúncias tributárias e reformar os incentivos federativos que estimulam desequilíbrio fiscal.


Siga o blog pelo insta professor_aldery

Você Sabia?

Os casais que se "juntaram", configurando união consensual, consolidaram a forma de união conjugal mais comum entre a população brasileira. Os resultados do Censo Demográfico 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta quarta-feira, 5, indicam que 38,9% das pessoas de 10 anos ou mais que viviam em união optaram por essa modalidade, superando o percentual de casamentos no civil e religioso com 37,9%.


Siga o blog pelo insta professor_aldery

Dinamarca terá aulas sobre saúde mental nas escolas: 'Reconhecer e gerenciar emoções'

A partir de 2026, a disciplina chamada Saúde Mental será aplicada em um projeto-piloto em 50 turmas de 12 instituições de ensino. A proposta é ensinar os alunos a reconhecer e gerenciar emoções. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 8% dos jovens dinamarqueses vivem em situação de vulnerabilidade emocional, com risco de depressão e estresse

O conteúdo, diferente das aulas tradicionais, é ministrado por psicólogos, e não por professores. Os estudantes aprendem técnicas de respiração, reflexão e discussão em grupo sobre temas como autoestima, redes sociais e ideais de beleza.

"Quando vemos que os jovens de hoje estão mais infelizes do que antes, acredito que é tarefa da escola dar aos jovens habilidades para que eles possam lidar melhor com a vida", afirma Sisse Marie Welling, secretária de Saúde e Assistência Social de Copenhague.



Siga o blog pelo insta professor_aldery

Brasil tem segundo maior juro real do mundo pelo quinto mês consecutivo, a 9,74%

O Brasil é o país com o segundo maior juro real no mundo, de 9,74%, atrás apenas da Turquia, que tem juro real de 17,8%. Este é o quinto mês consecutivo que o Brasil ocupa esta posição no ranking da MoneYou e Lev Intelligence, feito pelo economista-chefe Jason Vieira. 

Em maio, o Brasil ocupava a terceira posição, com juro real de 8,65%; desde junho, país ocupa a vice-liderança no ranking que considera 40 economias.

A posição não seria alterada mesmo que a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) fosse a de elevar ou cortar a taxa básica de juros. A Selic foi mantida em 15% após a reunião que terminou nesta quarta-feira, 5.

Depois da Turquia e do Brasil, o ranking de maiores com juros reais segue com Rússia (9,10%) e Argentina (5,16%).

Vida que segue..


Siga o blog pelo insta professor_aldery

Celular ao volante já é a principal causa de acidentes no Brasil

É cada vez mais comum ver, nas ruas, carros desviando da faixa ou reduzindo a velocidade repentinamente. Há, ainda, os que demoram para frear diante de obstáculos ou mesmo acelerar quando o semáforo fica verde. Os motoristas estariam embriagados? Nem sempre. São sintomas da epidemia do celular ao volante, fenômeno com riscos conhecidos há anos.

O paradoxo é que agora os próprios usuários apontam o celular como um dos maiores perigos no trânsito. Ao mesmo tempo, não conseguem ceder à tentação de usar o aparelho. Em uma pesquisa do Sem Parar — empresa conhecida pelo serviço de pagamento automático de pedágios — divulgada durante a Semana do Trânsito, no fim de setembro, 76% dos entrevistados apontaram o smartphone como o “principal vilão das ruas e estradas”.

O percentual superou o da criminalidade, indicada como principal problema por 44% dos 400 clientes entrevistados pelo Sem Parar.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante é não só o principal motivo da falta de atenção na condução de um veículo como também a terceira causa de acidentes de trânsito no Brasil. Fica atrás apenas do excesso de velocidade e do uso de álcool.


Siga o blog pelo insta professor_aldery

Câmara aprova aumento gradual da licença-paternidade

 A Câmara dos Deputados aprovou hoje a ampliação da licença-paternidade de cinco dias atuais para 20 dias, de forma escalonada a partir de 2027, para trabalhadores inscritos no regime da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).

Projeto foi aprovado de forma simbólica. Isso acontece quando não há registro nominal dos deputados nem como votaram. O novo período de licença só passará a valer se for também aprovado no Senado e sancionado pelo presidente Lula (PT). O início da transição é apenas a partir de 2027, dando tempo de adaptação à medida.

Mudança será gradual, se texto for sancionado como está. Começa com dez dias em 2027 e aumenta cinco dias a cada ano, até atingir o limite em 2029. Inicialmente, a proposta era que houvesse uma progressão para até 30 dias de licença-paternidade em 2031, mas não houve acordo para isso esse escalonamento. A licença-paternidade ficará da seguinte forma:

2027 - 10 dias

2028 - 15 dias

2029 - 20 dias

O custo aos cofres públicos será de R$ 2,2 bilhões no primeiro ano, alcançando R$ 6,5 bilhões em 2031. Esses valores serão bancados inteiramente pelo regime de Previdência Social da União, e não pelas empresas empregadoras.

Vida que segue...


Siga o blog pelo insta professor_aldery

Popular Posts