Metade das cidades brasileiras não tem estrutura para política de combate à fome, aponta IBGE

Praticamente metade das prefeituras brasileiras (49%) não possuía, em 2024, uma estrutura organizacional dedicada às políticas de segurança alimentar e nutricional, segundo a Pesquisa de Informações Básicas Estaduais e Municipais, divulgada na última sexta-feira, 7 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso significa que quase metade dos municípios não conta com um órgão público específico voltado ao enfrentamento da fome.

A pesquisa também mostra que 51% dos municípios declararam ter conselhos de segurança alimentar e nutricional — espaços de diálogo entre governo e sociedade civil. Apesar de ser a maioria, o dado revela que ainda há carência na participação social em políticas de combate à fome.

Entre os 5.544 municípios que prestaram informações ao IBGE, 2.826 disseram possuir estruturas formais, como secretarias ou departamentos dedicados ao tema. Embora o percentual atual seja próximo de 50%, ele representa avanço em relação a 2018, quando apenas 36,6% dos municípios declaravam ter tais órgãos.

A gerente da pesquisa, Vania Maria Pacheco, avalia que o crescimento, mesmo modesto, é positivo.



Siga o blog pelo insta professor_aldery


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts