No último quadrimestre Cabrobó ficou fora do pódio com a 4ª colocação perdendo para municípios como, Dormentes (1º), Afrânio (2º), Santa Maria da Boa Vista (3º). Quando comparado a outros municípios brasileiros, o fiasco aumenta, pois prova que o prefeito não prioriza a saúde básica como deveria.
O blogger vem alertando que a saúde na cidade está deixado a desejar, mas o prefeito nada tem feito nada para melhorar o desempenho da saúde que está na UTI com os aparelhos ligados.
O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.
São avaliados sete indicadores, são eles: a proporção de gestantes com, pelo menos, seis consultas de pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS; proporção de crianças com um ano vacinadas na APS para Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo B e Poliomielite Inativada; proporção de pessoa com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida no quadrimestre e a proporção de pessoas com diabetes com consulta e hemoglobina glicada solicitada no quadrimestre.
Vida que segue...
Siga o blog no Instam _alderi,goncalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário