As eleições de 2026 terão cinco cargos em disputa: presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais/distritais. O primeiro turno ocorre no dia 4 de outubro.
Só podem ir ao segundo turno as disputas aos cargos de governador e presidente. Isso ocorre caso nenhum dos candidatos obtenha no primeiro turno 50% dos votos válidos mais um — seja em cada estado, no pleito para governador, ou a nível nacional, na corrida pelo Planalto. O segundo turno, se houver, será em 25 de outubro.
Neste ano, os eleitores escolherão nas urnas dois senadores para representar seu estado no Senado Federal. O aumento de cadeiras para cada unidade federativa ocorre porque neste ano a Casa Alta renova dois terços das vagas disponíveis — diferentemente de outros cargos, o mandato de um senador dura oito anos.
O processo eleitoral brasileiro obedece a dois sistemas distintos para cargos políticos: o majoritário e o proporcional, que têm regras de contagem de votos diferentes.
A eleição majoritária é utilizada para escolher os chefes do Executivo: o presidente da República, os governadores e os prefeitos, além dos senadores. Neste sistema, os candidatos mais votados são eleitos, considerando os votos válidos, excluídos os votos em branco e os nulos.
Já o sistema proporcional determina o modo como os representantes dos órgãos legislativos federais, estaduais e municipais são eleitos, ou seja, deputados e vereadores. De acordo com este sistema, o eleitor pode votar tanto no candidato quanto no partido. Assim, as vagas são distribuídas de acordo com o número de votos recebidos por cada partido.
Vida que segue...
Siga o blog pelo insta professor_aldery
Nenhum comentário:
Postar um comentário