A expectativa dos brasileiros em relação à economia do país apresentou melhora nos últimos três meses e meio, com avanço do otimismo e recuo do pessimismo, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (23/6). O levantamento indica que 36% dos entrevistados acreditam que a economia brasileira vai melhorar nos próximos meses, número superior dos 30% registrados em março. No mesmo intervalo, a parcela dos que preveem piora recuou de 35% para 26%.
Já 32% avaliam que o cenário permanecerá estável (33% na rodada anterior) e 6% não souberam responder (ante 3%). Na avaliação da situação financeira pessoal, o quadro é de estabilidade: 51% dizem esperar melhora, mesmo patamar da pesquisa anterior. A expectativa de piora recuou de 14% para 12%.
No recorte socioeconômico e político, o otimismo é mais elevado entre os menos escolarizados (40%), entre os que têm renda familiar de até dois salários mínimos (41%) e entre eleitores que declaram intenção de votar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (52%).
O pessimismo é mais forte entre os mais instruídos (32%), entre os que possuem renda acima de cinco salários mínimos (35%) e entre os que afirmam votar em Flávio Bolsonaro (PL), onde chega a 45%.
Vida que segue...
Siga o blog pelo insta professsor_aldery
Nenhum comentário:
Postar um comentário