Parauapebas chega ao menor índice de analfabetismo da história

O município de Parauapebas tem, na área da educação, um excelente motivo para comemorar: apesar do crescimento demográfico acelerado, a Capital do Minério conseguiu reduziu o índice de analfabetismo à metade nos últimos dois anos. As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu a partir de dados consolidados mensalmente da população eleitora maior de 16 anos, utilizando-se os mesmos parâmetros de cálculo da taxa de analfabetismo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em janeiro deste ano, a taxa de analfabetismo no município chegou a 2,08%, o menor índice da história. Além do número baixo recorde, a taxa caiu à metade em relação a janeiro de 2013, quando estava na casa de 4,47%. Desde que assumiu a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o professor José Leal Nunes implementou ações que, no conjunto, fizeram a taxa baixar 0,32 ponto percentual, o que é significativo para apenas dois anos de gestão, levando-se em consideração um universo de quase 167 mil pessoas nominalmente identificadas nos cadastros administrativos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O desempenho de Parauapebas no quesito analfabetismo é um dos melhores do Pará, ao lado de Belém (0,66%) e Ananindeua (0,71%), e supera a performance de Castanhal (2,18%) e Canaã dos Carajás (2,51%). A Capital do Minério ostenta o melhor índice no sudeste do Pará, batendo Marabá (4,45%) e até municípios de estados vizinhos benquistos e famosos pela tradição em educação, como Araguaína-TO (2,81%) e Imperatriz-MA (2,6%). No Pará, a média de analfabetismo é 4,07%, e no Brasil, 2,87%.

Os dados mostram ainda que o número de cidadãos analfabetos em Parauapebas caiu de 5.079 para 3.810 em uma década. Nesse período, a rede municipal de ensino ampliou a oferta de educação de jovens e adultos, por meio da implantação do Centro de Ensino Personalizado para Jovens e Adultos (Cepeja), que atualmente possui três unidades em funcionamento espalhadas pela cidade.



Fonte - ZéDudu



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts