A possível sucessão de Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial de 2026 expôs visões distintas entre os três principais nomes cotados para representar a direita no pleito: os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Júnior (PSD-PR).
Durante a Expert XP 2025, neste sábado (26), os três adotaram posições distintas sobre a conveniência de lançar uma candidatura única já no primeiro turno.
Para Caiado, a concentração de forças em um único nome seria um erro estratégico. O governador de Goiás avalia que isso tornaria o candidato da direita um alvo fácil para a máquina pública comandada por Lula (PT).
“Quando você solta um único candidato no primeiro turno, você dá para a máquina do PT uma capacidade destrutiva que vocês não estão imaginando”, afirmou. “Se tiver três candidatos, eu não tenho como nos atingir a todos. Um vai chegar ao segundo turno, e todos os outros vão estar juntos.”
Caiado reconheceu o papel de Jair Bolsonaro como liderança nacional e relativizou o alcance dos demais nomes.
“Além dele, todos nós somos líderes regionais. Tarcísio tem o exemplo de São Paulo, o Paraná tem sua estrutura, e eu sou lá de Goiás. Cada um tem sua área de influência”, disse, ao defender que o grupo avance dividido, mas convergente no segundo turno.
Vida que segue...
Siga o blog pelo insta professor_aldery
Nenhum comentário:
Postar um comentário