Existe algo que "não quer calar". Não fabricamos crise, nem períodos de bonança econômica. São ciclos como nosso ciclo de vida e da natureza.
O Copom brasileiro e o Fomc americano (ambos pertencentes aos respectivos Banco Central de cada país) estão cometendo um equívoco sem precedentes. Aliás mecanismo tolo e imbecil que se arrasta desde os anos 20 do século passado.
Existiu um economista e professor, um dos mais brilhantes e competentes que escreveu e publicou livros baseados neste erro crônico. Na época chamavam ele de "bruxo da economia moderna" e ajudou um ano antes de falecer, a reerguer os países no pós segunda guerra mundial através da convenção de Brentonwood. John Maynard Keynes. Este sujeito mudou o modo de pensar tacanho do século XX e que persiste e ecoa neste sofrido novo século.
Não controlam inflação nem carestia subindo taxa de juros nem elevando o custo de tomar empréstimos nem aumentar endividamento de pessoas, empresas e países. Existem mil mecanismos e gatilhos, porém, este é "mais fácil " e gera "menos trabalho". As consequências......bem desde Júlio Cezar tem que dar pão e circo ao povo e controlar a turba revoltosa. Foi, é e será assim.
Os EUA não podem controlar uma inflação anual real de 9,5% aumentando os juros para 3,25% ou 3,50% ao ano. Gente, a conta não fecha. Até minhas netas sabem disto. Elementar.
Da mesma forma não cabe mais processo de aumento da taxa Selic (décimo segundo aumento sucessivo) pois nossa inflação real é verdadeira já superou 28% ao ano faz tempo! Posto este boletim(será que é um mero boletim ou um aviso??) Para alertar que ou tomam vergonha e param de aumentar os juros neste país, ou empresas quebrarão como efeito dominó.
Escrevam e me cobrem. Tô aqui e dou "a cara a tapa".
Gratidão.
Mauricio Abraham, proprietário da FemmaCap Investimentos e Participações Ltda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário