Nova Escola, Velhos problemas

Na semana passada tivemos a inauguração da Escola Municipal Mário Lago, com um novo prédio, laboratórios, sala de educação física e de leitura, quadra de esporte, enfim, tudo o que uma escola precisa para funcionar adequadamente, já que, até então, a escola funcionava em um prédio insalubre e que jamais poderia ter abrigado as dependências de uma escola.

No entanto, a escola nova, recém inaugurada, não comporta a demanda da comunidade do complexo VS10 e as salas onde seriam os laboratórios e a sala de educação física se transformaram em simples salas de aulas, com tamanho reduzido e inadequadas para o funcionamento de turmas regulares. Daí o título do nosso texto.

Além desse fato, uma semana antes da inauguração, a gestão da escola havia organizado os espaços de forma que o prédio comportasse as turmas de 3º e 4º ciclos. Porém, a SEMED interferiu na escola e tirou a autonomia da gestão quanto a esse assunto, determinando que as turmas de 1º e 2º ciclos fossem alocadas no novo prédio, daí a utilização dos espaços que deveriam ser para pesquisa, leitura e atividades lúdicas, tornarem-se também salas de aula para o ensino regular. E pasmem, a interferência na escola, que retirou a autonomia da gestão, teve anuência e apoio da gestão municipal do SINTEPP.

É estarrecedor que uma secretaria de educação não tenha planejamento, capacidade e bom senso. O complexo VS10 precisa de uma nova escola, a Escola Municipal Mário Lago está superlotada, o anexo onde funciona as turmas de 3º e 4º ciclos está em condições insalubres, com salas quentes, cheias de poeira e superlotadas, até mesmo turmas com alunos PCD’s estão com extrapolação.

O anexo está sem condições de funcionamento, sendo que não recebe reforma há anos, nem mesmo durante ou após o período pandêmico, quando o poder público municipal teve tempo mais que suficiente para fazê-la.

O transporte dos alunos funciona de forma extremamente precária e perigosa, chegando ao ponto do ônibus transportar cerca de 90 alunos em uma única viagem.

A comunidade da VS10, os estudantes, os trabalhadores e trabalhadoras em educação merecem respeito e precisam de condições dignas de trabalho e para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Precisam de condições adequadas para a construção de conhecimentos significativos para o desenvolvimento e para a vida dos discentes.

Somente a educação poderá transformar a vida e a realidade material dessas pessoas, negligenciá-la é também negar um direto inalienável do ser humano.

Esse é um desabafo e expressa o sentimento coletivo da nossa equipe da Escola Municipal Mário Lago - 3 e 4 ciclos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts