Cabrobó_ As Condições Mínimas À Prosperidade

A construção de um futuro melhor, em termos de qualidade de vida, depende da evolução do conjunto de pessoas da comunidade.

Especificamente sobre a "Terra da agente de saúde Maza", muito embora estejamos colocados por volta da quadragésima posição em IDH - Índice de Qualidade de Vida - numa relação de 185 municípios do Estado, é essencial pensar em como melhorar esse índice.
Primeiramente somos condicionados pelo clima e a agressividade solar que retira em grande parte o conforto dos lares e dificulta um sono revigorante, diminuindo a capacidade produtiva do dia seguinte.
Afora essa condição imutável, há outras condicionantes que precisam de constante acompanhamento, tais como o fornecimento de água, a coleta do esgoto, a coleta do lixo, a limpeza urbana e, talvez o pilar mais importante: a condição sanitária, o que inclui a questão dos animais de ruas e suas consequências, o controle dos mosquitos retransmissores de doenças e incômodos ao bem estar e a vacinação populacional.
O corpo, física e mentalmente, precisa estar bem cuidado para gerar produtividade e, por conseguinte, riqueza, contribuindo com o PIB local. Pasmem, a renda per capta de Cabrobó, segundo estimativas, está em torno de R$ 6.000,00 anuais.
Com base nesse numero, é importante dizer que a riqueza produzida é de R$ 500,00 por cidadão se considerarmos índice mensal, o que é ridículo e gera uma legião de dependentes do Poder Público e de quem concentra essa riqueza.
O ciclo é vicioso. É preciso invertê-lo.
O problema é que as ações necessárias não são obras visíveis e sensíveis. Não geram votos.
Deixo essa mensagem para pois esteve na minha linda e eterna Cabrobó por 13 dias e vamos pensar:
como é meu dia? Eu desvio de cachorro na rua?
As muriçocas me deixam descansar no que deve ser o conforto do meu lar?
Falta água pra eu tomar um banho quando preciso para recompor minhas energias?
Tenho uma noite tranquila e acordo disposta e animada a produzir?
Sou conscientizada a buscar vacinação para os meus familiares?
Quando saio às ruas a encontro limpa, sem esgoto a céu aberto, sem insetos e me sinto à vontade?
Reflita!
Vida que segue…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts