Petrobras recebe licença para perfurar na Bacia da Foz do Amazonas, gerando protestos

A Petrobras (PETR3;PETR4) recebeu nesta segunda-feira a licença do órgão ambiental federal Ibama para perfurar um poço na Bacia da Foz do Amazonas, em águas profundas do Amapá, após anos de busca pelo aval que visa verificar um amplo potencial de reservas de petróleo e gás para a abertura de uma nova fronteira exploratória. 

A permissão ocorre pouco antes da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, motivando protestos de ambientalistas e de representantes da sociedade civil devido à exploração de petróleo na região amazônica, em áreas com fauna e flora marítimas singulares que poderiam sofrer impactos da indústria petrolífera.

Em comunicado ao mercado, a companhia afirmou que a perfuração está prevista para ser iniciada “imediatamente”, com a duração estimada de cinco meses, e visa obter mais informações geológicas e avaliar se há petróleo e gás na área com escala econômica.

O setor petrolífero acredita que há um potencial significativo para a descoberta de grandes reservas de petróleo e gás na Foz do Amazonas, com base em descobertas importantes em regiões geologicamente semelhantes no Suriname e na Guiana por petroleiras como a ExxonMobil.

Entretanto, há resistência por parte de segmentos da sociedade e de parte do próprio governo, devido aos riscos socioambientais associados à exploração.

“Lula acaba de enterrar sua pretensão de ser líder climático no fundo do oceano na Foz do Amazonas. O governo será devidamente processado por isso nos próximos dias”, disse Araújo, em nota.



Siga o blog pelo insta professor_aldery

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts