"O tempo não está mais curto. Está passando por um processo de compactação, adensamento, o relógio é o mesmo, nós que mudamos neste século XXI. A tecnologia nos torna mais focados, mais centrados, e as demandas aumentam em função do progresso e dos desafios.
Nunca trabalhamos tanto como no século XX. Mas quebramos os paradigmas do tempo X trabalho. Trabalhamos menos e com a pandemia, conseguimos o home office e acompanhar a família mais com proximidade e envolvimento. Lembro dos primeiros 6 anos de vida dos meus filhos. Só "via e tocava" aos finais de semana. Saía de manhã muito cedo, estavam dormindo. Voltava tarde da noite(as horas extras eram preciosas para pagar o colégio) eles dormiam. Isto acabou.
Trabalhamos muito o cerebral, o intelecto, os sentidos e sinestesia. Ficamos horas na tela do smartphone, mas o sistema de informações e acesso ao conhecimento avançou como jamais ocorreu na história.
No início do século XX uma notícia "demorava" 20 dias para ser considerada velha e conhecimento geral. Hoje demora minutos. Simplesmente minutos. De Gutemberg até o Twitter, o bicho homem deu saltos(aos milhares) na busca incansável pelo desconhecido e suas maravilhas.
Criar, inovar, melhorar constantemente se tornou nosso mantra. Conhecimento é poder, como jamais foi. E continuará sendo a engrenagem, a alavanca que nos tira da inércia e do mesmíssimo lugar comum. Uma ideia vale nada, sabemos disto. Mas o homem as tem em profusão e todos os dias coloca em prática, erra, faz de novo e de novo.... até conseguir.
Perdemos a noção do tempo? O que eu chamo de Delta Tempo, é tudo. Espaços de tempo num espaço imaginário, entre o i0(Índice zero) que é o momento do início (do que quer que seja sua ação em "fazer") e o iF(Índice final) momento da conclusão e realização. Sejam lucros com ações, realizações e descobertas, fechamento de negócios, nascimento de filho, fundar e abrir sua empresa, não importa. Tudo é tempo.
Tempo é tudo.
Mauricio Silva Abraham, fundador da FemmaCap
Nenhum comentário:
Postar um comentário