Pobreza por pobreza
Sou pobre em qualquer lugar
A fome é a mesma fome que vem me desesperar (Fragmentos da música Pobreza por Pobreza de Luiz Gonzaga)
Sou pobre em qualquer lugar
A fome é a mesma fome que vem me desesperar (Fragmentos da música Pobreza por Pobreza de Luiz Gonzaga)
O risco de fome aumentou ao redor do mundo diante dos impactos econômicos da pandemia de Covid-19, mas a situação se tornou particularmente grave no Brasil: a parcela de brasileiros que não teve dinheiro para alimentar a si ou sua família, durante algum período nos últimos 12 meses, subiu de 30% em 2019 para 36% em 2021, patamar recorde da série histórica iniciada em 2006. É também a primeira vez que o nível de insegurança alimentar no Brasil supera a média mundial (35%).
É o que aponta pesquisa elaborada pelo economista Marcelo Neri, diretor do Centro de Políticas Sociais FGV Social. O estudo foi realizado com base no processamento de dados coletados entre agosto e novembro pelo Gallup World Poll, instituto que aplica questionários padronizados desde 2006 em 160 países e fornece evidências comparáveis em escala global sobre temas como saúde, educação, moradia e qualidade de vida.
Considerando a média de 120 países, a insegurança alimentar aumentou 1,5 ponto percentual no mundo contra 6 pontos percentuais no Brasil, ou seja, o aumento equivale a quatro vezes o registrado na média mundial.
Em suma, a fome vem rodando novamente as famílias brasileiras, triste realidade.
Vida que segue...
Nenhum comentário:
Postar um comentário