Minuto Finanças - O Brasil do momento

Ó Pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve! (Fragmentos do hino brasileiro)
Estou escrevendo essa matéria não para falar do fulano A ou B, mesmo sabendo que todas as decisões passam por eles, mas para mostrar a triste realidade em que se encontra o nosso Brasil brasileiro.

E o momento não é tão alentador diante dos números que dizem que só de desempregados somos 3,4 milhões, fora os desalentados que está chegando na casa dos 6 milhões, ops, sem esquecer que 33 milhões de brasileiros passando fome nesse momento.

Numa listagem de produtos, pasmem, os brasileiros haviam deixado de consumir algo por causa da inflação (maldita né). A resposta foi que 77% das pessoas, quase 8 em cada 10,  fizeram cortes cotidianos por conta da alta dos preços. 

O que me deixou mais surpreso foi o tipo de corte que as famílias fizeram. Para se ter uma ideia mais da metade da população cortou praticamente as refeições fora de casa, cortaram roupas e carne vermelha. Embora não sejam o essencial do essencial, mas são itens que fazem diferença na qualidade de vida e na expectativa de futuro.

Continuando a sangria outros cortes foram ainda mais dramáticos. Segundo a pesquisa, 44% deixaram de comprar combustível; 35% cortaram frutas, legumes e verduras; 31% cortaram produtos de limpeza; 29% cortaram remédios; 22% deixaram de consumir produtos de higiene pessoal; 21% —uma em cada 5 pessoas— cortaram frango da dieta; 13% já chegaram ao ponto de cortar arroz e feijão.

Atrasar contas de consumo também virou uma realidade presente em mais de metade dos lares. Hoje, 34% estão com a conta de luz atrasada, 33% atrasaram a fatura do cartão, 30% atrasaram o pagamento de telefonia e 29% atrasaram a conta de água. 

Triste realidade o momento que vivemos no nosso Brasil brasileiro.

Vida que segue...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts