Andarilho do bem: fotógrafo viaja pelo sertão nordestino ajudando famílias

Viajar pelo sertão pernambucano e de estados vizinhos levando apoio e soluções para problemas de várias famílias: esse é o propósito de vida do fotógrafo Luiz Lira, 37 anos. De cestas básicas a eletrodomésticos, de brinquedos para a criançada a roupas e acessórios para os sertanejos, até reformas nas casas de quem não dispõe de recursos —ele identifica necessidades e atua para encontrar soluções que auxiliem as pessoas, sempre por meio de doações.

Natural de Olinda, na região metropolitana do Recife (PE), Luiz colocou na cabeça que o mundo só poder melhorar se pessoas comuns entenderem a importância da solidariedade. Essa é a filosofia de vida do fotógrafo, que exercita o mantra sempre que encontra uma pessoa com dificuldades ao longo de suas andanças.

Tem gente que não tem cozinha em casa? Ele busca recurso para construir. Tem idoso que precisa de um banheiro adaptado? Encontra formas de construir um. A atividade faz com que ele se considere um "andarilho do bem".
"A vontade de ajudar pessoas surgiu quando eu ainda era garoto, com as situações difíceis que antecederam a morte da minha tia Dalvinha", conta. "O fim de alguém com câncer é bem triste, e isso me fez refletir mais sobre a vida e o tipo de pessoa que eu queria ser. Mesmo ainda sendo muito jovem, aquela circunstância em que ela se encontrava, de dependência e necessidade de cuidados especiais, fez nascer em mim o desejo de ajudar pessoas. Ela foi minha primeira e grande inspiração."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts