Minuto Finanças _ Número de pessoas carentes na CAPITAL do DINHEIRO, assusta

Falando de pobreza sem ser triste. Falando de tristeza sem ser pobre. Ah, há quanto tempo? Ah, quanto custa hoje em dia? (Fragmentos da música Falando de Pobreza de Luiz Melodia)
São 12 milhões de desempregados, fora os 4,8 milhões de desalentados, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) no Brasil.

Nas minhas andanças pelos diversos bairros da CAPITAL do DINHEIRO ao longo desses últimos meses, venho observando várias pessoas pedindo ajuda financeira nos locais de maior movimentação. Eles pedem dinheiro para comprar arroz, feijão e outros.

Não caberá a mim nessa matéria julgar essas pessoas se devem conseguir serviços (sabemos que não está tendo em abundância), ou não, e sim, analisar os altíssimos números de pessoas que estão necessitadas na CAPITAL do DINHEIRO.

Estima-se que 30 mil pessoas vivem em situação de de extrema pobreza. Entre os considerados pobres o número sobe para 56,6 mil. Lembrando que o PIB em 2021 foi de R$ 12 bilhões na CAPITAL do DINHEIRO.

Encontrei com a mulher (chamarei de Anita) da foto acima em frente ao Shopping do Pão pedindo e muitos "ignoraram". Ao perceber a situação fui conversar com ela para saber o que estava necessitando. Prontamente Anita me disse que queria dinheiro para comprar (não quis saber se era verdade ou não) arroz, e com gratidão a ajudei. Ela com um sorriso tão natural disse: Deus te proteja. Confesso que lágrimas desceram.

Alguns vendo a minha gratidão com ela, pasmem, começaram a olhar com os olhos humanos, e foram agraciando para alegria geral da Anita. Acredito que Anita saiu do local com o dinheiro suficiente para comprar o arroz e outros.

Nas minhas aulas de finanças, ou consultorias sempre digo que "Não podemos está de bem com nós mesmo, enquanto outros estão passando necessidade".

Vida que segue...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts